quarta-feira, 21 de abril de 2010

Olá amigos,

Em tempo de economia de energia essa idéia é ótima

Pedestres iluminam ruas de Toulouse, na França


Fonte: El Mundo - 19.04.2010

França - "Não é nenhuma utopia", afirma o responsável pela iluminação na Prefeitura de Toulouse, Alexandre Marciel. Em sua região, os cidadãos não apenas caminham, mas seus passos geram energia suficiente para iluminar a rua. Toulouse é a capital europeia da aeronáutica e das indústrias espaciais, e parece encaminhada para liderar a produção de energias limpas. "Demo-nos conta há tempos do desperdício energético que assolava nossa cidade", recorda Marciel, "e pusemos em prática várias iniciativas". Seu último projeto, ainda em período de testes, é a utilização da energia cinética gerada pelos passos dos transeuntes para a iluminação pública. Para o funcionário da prefeitura, trata-se de uma revolução intelectual: "caminhar é associado normalmente ao uso de energia, e agora também é possível produzi-la". Para criar eletricidade a partir do movimento, valem-se de um princípio básico na eletricidade: a indução magnética. Um ímã que se move no interior de uma bobina cilíndrica de fio de cobre provoca a aparição, na espiral cúprica, de um fluxo de corrente de elétrons. O movimento das pessoas andando faz com que um ímã se desloque no centro de uma bobina, e gere eletricidade. A corrente se transporta a uma bateria conectada à lâmpada. Assim, o pedestre gera energia para a lâmpada mais próxima.

O emprego dessa energia pode resultar em várias estratégias. Primeiro, a eletricidade produzida durante o dia poderia ser armazenada e utilizada na iluminação noturna. Para Marciel, "o problema é o armazenamento, porque seriam necessárias baterias enormes para acumular tanta eletricidade". Outra opção é seguir o exemplo da energia fotovoltaica e transportar a eletricidade produzida às centrais da Electricité De France (EDF), a principal companhia elétrica da região. A prefeitura de Toulouse vê nesta questão uma ambiguidade juridícia, porque quem seria o proprietário dessa eletricidade? Parece provável que a prefeitura opte pelo caminho mais direto: "o sistema só seria ativado à noite, e a energia de cada pedestre seria consumida de forma quase simultânea".

Esta alternativa complementa também outro sistema de economia de energia praticado em Toulouse desde o ano passado. As lâmpadas possuem um detector de calor e graduam a intensidade lumínica em função da presença de pedestres. Cada lâmpada utiliza 30 W continuamente e mais 30 W que dependem de alguém estar passando por aquele ponto. A diferença deste detector para outros modelos de radar, segundo Marciel, é que "o radar detecta o movimento tanto dos carros como de pedestres na calçada, enquanto o nosso sistema só reage ao calor humano".

fonte:
http://www.elmundo.es/elmundo/2010/04/14/ciencia/1271266207.html

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